data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Diogo Brondani (Diário)
O ramo ótico é essencial para manter outros serviços igualmente importantes em meio à pandemia. O médico precisa de óculos, assim como o enfermeiro, o policial, o farmacêutico e profissionais de diversas áreas que estão atuando de forma incansável no momento em que os cuidados precisam ser ainda maiores. Para atender a todos, sem descuidar da saúde, a Ótica Santamariense tem tido a tecnologia como importante aliada na produção de óculos durante o período de isolamento. Isso porque os colaboradores da empresa passaram a usar ainda mais uma ferramenta digital para a confecção de óculos de grau, o que permite aos usuários, principalmente os que fazem parte do grupo de risco, que não precisem sair de casa para ter o acessório.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: imóveis e lotes de terra podem ser segurança financeira na pandemia
Valorizar o comércio local é a nossa pauta mais atual
Conforme o gerente da rede, que conta com quatro unidades em Santa Maria, Adriano Saldanha, aplicativos de duas marcas de lentes permitem que os colaboradores vão até a casa do cliente e façam as medidas para identificar as necessidades específicas para o grau e a armação.
- É uma facilidade que garante a permanência do cliente no conforto da sua casa evitando que saia na rua e corra riscos nesse período de pandemia - destaca.
Além disso, a empresa oferece uma outra opção, no caso de troca de lentes e uso de uma mesma armação, em que o cliente é atendido de forma remota. Basta enviar uma foto usando os óculos e segurando um cartão magnético, que pode ser de banco ou de lojas, próximo ao rosto.
- Um cartão desses normais tem medida mundial padrão. E através dele, o programa da fabricante Rodenstock identifica as medidas e permite a confecção das lentes que encaixam perfeitamente na armação. É um serviço exclusivo na cidade. É mais um investimento que garante atendimento diferenciado ao nosso cliente, principalmente em tempos de pandemia - diz Saldanha, complementando que o WhatsApp tem sido outro grande aliado.
REGRAS
Além dos cuidados de prevenção estabelecidos pelos órgãos de saúde, a direção da ótica também tomou medidas próprias e outras indicadas pela cartilha do Sindiótica. Dentre elas, estão a redução da capacidade de atendimento simultâneo em 50% em todas as lojas, o uso de uma sala vip para receber um cliente de cada vez, com agendamento prévio visando preservar os integrantes do público de risco, e o uso de produtos específicos em equipamento adequado para limpeza das armações. Tudo isso é complementado ainda com o distanciamento dos colaboradores e clientes, e a diminuição da equipe com férias e folgas frequentes.
- Fizemos todos os ajustes necessários para que não precisássemos demitir ninguém. Temos o zelo e o cuidado com a saúde dos nossos colaboradores e clientes. Eles são os dois maiores patrimônios que uma empresa pode ter - reforça o gerente.
E a regra de cuidados é seguida rigorosamente pela equipe. Quem garante isso é o consultor de vendas Pablo Portes.
- Agora, as pessoas estão mais acostumadas, mas a gente sempre reforça as precauções. Alguns clientes esquecem de se higienizar com álcool gel quando entram, mas nós não deixamos passar. Sempre primamos pelo cuidado de todos e também são ações que mantemos em casa - diz o colaborador.
IMPACTO NA VENDA
Apesar de ser considerada essencial e ter mantido as portas abertas durante um período em que outras lojas não puderam abrir, a loja sente os impactos da pandemia. As vendas caíram, mas direção traçou estratégias para se manter ativa.
- O impacto é gigantesco, mas somos uma empresa tradicional e que, de certa forma, tinha um respiro para se manter. Além disso, quando tudo começou, contratamos uma empresa de consultoria para tentar entender o comportamento do cliente em momentos de crise. Claro que tudo isso visando atuar de forma a resguardar a saúde de todos - revela Adriano.
OS 29 APOIADORES DA CAMPANHA
- Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
- Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
- Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
- Associação Distrito Vivo (ADV)
- Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm)
- Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
- Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
- Associação Rural de Santa Maria
- Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
- Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
- Espaço Contábil Região Centro
- Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
- Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
- Santa Maria Tecnoparque
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Sindicato da Habitação (Secovi)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
- Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
- Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
- Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
- Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
- Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
- União das Associações Comunitárias (UAC)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Franciscana (UFN)